Neste texto, quero conversar com você que sente vontade e necessidade de fazer terapia, mas dúvidas em relação a esse serviço, e por isso mesmo não o busca. Talvez você não conheça ninguém que já tenha feito terapia, nenhum amigo, casal conhecido, ou mesmo parente, o que pode fazer com que esse tipo de serviço seja distante de você. Portanto, é importante fazer alguns esclarecimentos sobre algumas crenças a respeito da psicoterapia enquanto processo e tratamento.
Acredito que a crença mais popular é a de que as pessoas que procuram terapia são portadoras de algum transtorno mental severo ou apresentam um estado de desequilíbrio emocional grave. A realidade, porém, é bem outra. Grande parte das pessoas que procuram terapia são aquelas que estão com uma dificuldade pontual, específica, relacionada com alguma área de sua vida. Exemplos dessas dificuldades pontuais seriam: um divórcio, dificuldades de relacionamento no trabalho, problemas familiares, dificuldades escolares ou acadêmicas, problemas conjugais, problemas financeiros, dificuldades de emagrecimento ou de abandonar algum vício, entre outros.
Muitos de nós ainda não estamos muito acostumados a procurar ajuda nesses momentos, não é mesmo? E aí entra em cena outra crença comum: a de que certos problemas são apenas uma fase ruim da vida, uma fase que uma hora vai passar e aí, tudo vai melhorar. Às vezes isso acontece mesmo, mas outras vezes os problemas continuam incomodando, já não são apenas uma fase difícil da vida, são uma realidade cotidiana que nos atrapalha muito e nos faz sofrer demais.
Nesses momentos de sofrimento, podemos e merecemos contar com a ajuda de alguém que saiba escutar sem interrupções. Precisamos de alguém que nos ajude a olhar para aquilo que ainda não percebemos e que, sozinhos, não vamos perceber mesmo, talvez nunca. Precisamos de ajuda para aprender novas estratégias e habilidades, para lidar com problemas antigos, aquele probleminha de estimação, que trazemos há anos conosco e não conseguimos resolver, sabe? Podemos, portanto, contar com uma ajuda especializada nesses casos e essa ajuda é oferecida pelo psicólogo.
Você também pode ter dúvidas ou curiosidade sobre o funcionamento da terapia em si, como um processo. Pois bem, a psicoterapia é um tratamento a médio e longo prazo, no qual duas pessoas, terapeuta e cliente, assumem um compromisso de caminhar juntos, buscando melhores maneiras para o cliente lidar com seus conflitos e dificuldades. Eles geralmente se encontram uma vez por semana e nesse encontro, o cliente pode falar sobre suas angústias, medos, contar segredos e sonhos, na certeza de que será ouvido e aceito pelo terapeuta, sem julgamentos de nenhum tipo.
Após a fala do cliente, o terapeuta faz perguntas, tenta entender os vários ângulos do problema e elabora uma análise dessa situação para o cliente. Essa análise é baseada na ciência e nos estudos que o psicólogo faz durante sua formação acadêmica a respeito do comportamento humano, ou seja, é uma análise que vai além do que o terapeuta acha ou pensa que é certo: é uma análise profissional. Cliente e terapeuta discutem sobre essas análises, tentando encontrar novos caminhos para que o cliente possa lidar com a situação-problema da melhor forma possível. Também é comum o uso pelo terapeuta de alguns questionários, testes ou mesmo pedir que o cliente faça algumas “tarefinhas” de casa quando julgar necessário.
É importante ressaltar que tudo que é dito para o terapeuta fica entre ele e seu cliente, pois eles fazem um contrato de sigilo. Isso significa que nada do que for dito ali será contado ou exposto para outras pessoas sem a permissão do cliente. Também é importante dizer que a descrição feita aqui sobre a psicoterapia é uma descrição mais geral sobre o seu funcionamento. Podem haver variações de métodos e abordagens dentro da psicologia, e o terapeuta tem autonomia para discutir com o cliente qual é o melhor caminho para eles nesse processo. Talvez essa seja mesmo a melhor definição de psicoterapia: um caminho, trilhado a dois, com muita parceria, empatia, carinho, amor e coragem. Espero ter deixado você com “água na boca”, cheio de vontade de buscar psicoterapia! Saiba que você não precisa sofrer sozinho e que há profissionais cheios de competência e amor esperando por você!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.